Notícias

Prefeitura de Santa Rita do Araguaia promove palestra sobre IST’s

A convite da empresa Mosaic de Alto Araguaia, a equipe de saúde de Santa Rita do Araguaia – Goiás, promoveu nesta terça-feira dia 12, a palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s, mas conhecidas também como Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s, que faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT.

Durante a palestra promovida pelo enfermeiro Ítalo Lacerda e a educadora em Saúde, Sebastiana Lopes foram abordados diversas infecções/doenças, dentre elas: herpes genital, cancro mole, sífilis, donovanose, lifogranuloma venéreo, sífilis e HIV. Abordaram também, suas consequências, tratamento, prevenção e quais suas formas graves. Além disso, foram apresentados relatórios dos últimos 05 (cinco) anos da situação atual do município santaritense frente a essas doenças.

Conforme o enfermeiro Ítalo a maioria dos ouvintes tiraram dúvidas das vias de transmissão das doenças e qual unidade procurar para receber o tratamento adequado. No fim da palestra, houve uma dinâmica proposta pela empresa, onde o objetivo do mesmo foi mostrar que,  qualquer pessoa está susceptível a adquirir alguma IST/DST, sendo o uso correto do preservativo a forma mais eficaz na prevenção destas doenças.

Diante do número alarmante dos novos casos de IST/DST, a Secretaria de Saúde orienta a população, que as Unidades Básicas de Saúde dispõem dos testes rápidos anti HIV e Sífilis. O teste é confidencial e o resultado fica pronto em torno de 15 minutos. Nas unidades consta também a disponibilidade da população, preservativos masculinos, femininos, além de lubrificantes. Lembramos que o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Santa Rita do Araguaia

Desenvolvimento para todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar