PREVENÇÃO: Vacinação contra a raiva em cães e gatos é iniciada na zona rural de Alto Araguaia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

A Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semapa) iniciaram na zona rural do município, a vacinação contra a raiva em cães e gatos com mais de três meses. A ação segue recomendação do Ministério da Saúde afim de cobrir a demanda em distritos, assentamentos e fazendas, conforme a quantidade de doses encaminhadas nesta semana. A estimativa é vacinar 1010 animais na zona rural, sendo 775 cães e 235 gatos.

O atendimento realizado no Distrito do Buriti nesta terça-feira (21), possibilitou vacinar 205 cachorros e 57 gatos. Gratuito, obrigatório e aplicado uma vez por ano, a vacina é a única forma de prevenção contra a raiva animal.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a equipe volante deverá vacinar nos próximos dias, animais da região do Rio do Peixe. Data e local será divulgado pela Secretaria de Saúde. O serviço será levado também na região do Córrego Rico, Paraíso, Quilates, Água Emendada e Baús.

A veterinária do município, Naiara Bastos, explica que a vacinação é importante para manter os animais saudáveis. “A raiva é uma doença potencialmente fatal e que também pode ser transmitida ao ser humano, por isso os cuidados devem ser redobrados e os animais vacinados”, reforça.

Para que os proprietários e os vacinadores estejam protegidos na hora da imunização, os tutores devem levar os cachorros nas coleiras. É importante que os animais de grande porte ou agressivos, estejam de focinheiras. Já os gatos devem estar envolvidos em toalhas ou outro material para proteção. Os animais não devem ser encaminhados por crianças.

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: