Primeiro encontro presencial com os participantes do Clube de Leitura em Alto Araguaia é realizado após dois anos de pandemia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto divulgação assessoria

 

O evento feito na Câmara Municipal de Alto Araguaia, contou com a presença de 80 pessoas, sendo pais, alunos e apoiadores do projeto. A noite do dia nove de novembro, foi marcada com a entrega dos livros aos alunos, homenagens, apresentações de dança e agradecimentos.

Respeitando todas as leis municipais, o I Workshop do Curso de Formação de Leitores Iniciais, conseguiu reunir presencialmente os participantes do Clube de Leitura em Alto Araguaia. O evento veio para celebrar o curso “Formação Inicial de leitores” que iniciou após o projeto se unir com a Biblioteca Regional De Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

“Foi um dos melhores eventos que já participei, ver o rosto de cada pessoa foi maravilhoso”, relatou Anna Lauane Ramos de Souza, 12 anos, que participa do projeto e foi uma das cerimonialistas do evento.

O evento iniciou às 19h00min com a formação da mesa de autoridades, que destacaram a importância do projeto.  “A leitura é uma via de inclusão social, além de ser um dos direitos fundamentais. A partir do acesso ao livro, a leitura e a biblioteca, por exemplo, possibilitamos aos indivíduos os meios para acessar novos aprendizados e desenvolver o pensamento crítico. Ações como essa, tem o comprometimento com a transformação social e política da realidade de cada um dos participantes do curso”, contemplou a Coordenadora do Curso de Formação de Leitores Iniciantes e membro do Clube de Leitura em Alto Araguaia, bibliotecária, e representante da Biblioteca Regional De Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a doutora Fabiana Souza de Andrade.

Após desfazer a mesa, foi entregue os livros da série Pindorama, autografados pelo autor Guilherme Viana, “O segredo do Rio Amazonas” e “O reliquista das clareiras”.  Os livros selecionados abordam o folclore brasileiro e são classificados como literatura infantojuvenil e é a série selecionada que está sendo trabalhadas durante o  Curso “Formação de Leitores Iniciantes”.

Além de brindes, livros entregues, e apresentações de vídeos sobre o evento, uma homenagem foi realizada para a Fundadora e coordenadora do Clube de Leitura em Alto Araguaia e membro do Curso de Formação de Leitores Iniciantes, a professora Tatiana Carvalho Silva. O público ainda teve a oportunidade de assistir duas apresentações musicais baseadas na personagem boneca Emília, da série literária “Sítio do pica-pau amarelo”, de Monteiro Lobato. A atração foi desenvolvida pelo Centro de Treinamento de Dança e Artes Marciais de Alto Araguaia.

 

Sobre o projeto:

O projeto “Clube de Leitura em Alto Araguaia” é um projeto independente, que conta com a participação de alunos da rede municipal e estadual, na faixa etária de 11 a 13 anos. O projeto é gratuito e aberto para a comunidade. Toda a equipe é voluntária e conta com a participação de pais, alunos e profissionais da educação. Para fazer parte da iniciativa, basta gosta de ler, participar das leituras coletivas e entregar as atividades solicitadas.

A ideia do projeto nasceu durante a  pandemia, que fez com que as escolas ficassem paralisadas durante três meses na Rede Estadual de Educação Básica, em Mato grosso. Para não perder o contato com os alunos, a professora Tatiana Carvalho começou a incentivá-los a lerem livros, orientando para que por meio de vídeos, resenhas e desenhos os alunos dessem a sua opinião sobre o que estão lendo, estimulando o pensamento crítico e a interpretação de texto.

 

Inscrição

O curso “Formação Inicial de leitores” já está com as inscrições fechadas, os participantes terá direito a certificado de 60 horas para quem tiver 75% de presença estão encerradas. Mas, caso deseje assistir as próximas palestras pode enviar e-mail para [email protected], nesses casos poderá solicitar uma declaração de duas horas como participante a cada encontro que estiver presente.

Fazem parte da equipe organizadora do curso: representando a Unemat temos a bibliotecária Dra. Fabiana Souza de Andrade, o supervisor de biblioteca João Cleito Oliveira de Souza e o professor mestre Everton Neves dos Santos; da Seduc, temos de Alto Araguaia o diretor da E.E. Arlinda Pessoa Morbeck Me. João José Alencar e a professora de Língua Portuguesa Leisa Mara Baronas; da rede municipal de educação básica de Alto Araguaia temos a pedagoga e  professora de letras Tatiana Carvalho Silva; e na equipe de tutoria e marketing digital as jornalistas e estudantes de licenciatura pela Unemat, Chaiani Rosso e Wanderléia Pereira da Silva.

 

Próximos palestrantes

  1. 25/11: Cássia Regina Tomanin (Alto Araguaia-MT)
  2. 02/12: Suellen Alencar (Cuiabá-MT)
  3. 09/12: Guilherme Viana (Rio de Janeiro) (finaliza a leitura do livro)

 

Wanderléia Pereira da Silva

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: