DestaquesNotíciasVariedades

Professor representa Unemat na 14ª Conferência Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem no México

por Nataniel Zanferrari

O professor Ubirajara Martin Coelho, do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Alto Araguaia, representou a Instituição na 14ª edição da Conferência Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem (Laclo, do inglês Latin-American Community of Learning Objetcs), realizada na Universidade Autônoma da Baixa Califórnia do Sul (UABCS), em San José Del Cabo, no México, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.

O professor unematiano apresentou o artigo ‘A formação pedagógica e o conhecimento dos docentes de Computação nas estratégias de ensino: Integração de conteúdos, material didático e projeto interdisciplinar ou integrador’ (do espanhol, ‘La formación pedagógica y el conocimiento de los docentes em computación en las estrategias de enseñanza: Integración de contenidos, material didáctico y proyecto interdisciplinar o integrador’) na tarde de ontem (31). O trabalho é resultado da pesquisa realizada por Ubirajara em seu doutorado na Pontifícia Católica de São Paulo (PUC-SP), aplicada no quadro de professores de Ciência da Computação da Unemat em Alto Araguaia, bem como de outras instituições públicas e privadas.

“O projeto inicialmente buscou verificar na formação pedagógica dos professores de Ciência da Computação a relação de conhecimento nas estratégias de ensino”, explica o professor. “O objetivo dessa primeira parte da pesquisa é investigar como está a formação pedagógica dos docentes, para conseguirmos um ensino superior de qualidade e referência”, disse o pesquisador.

O pesquisador

Ubirajara Martin Coelho é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Votuporanga (Ceuv) e, atualmente, cursa doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP.

Lotado no câmpus da Unemat em Alto Araguaia, Ubirajara possui experiência na área de Computação, com ênfase em banco de dados, atuando principalmente em data mining text mining, além de integrar o Grupo de Estudos em Modelagem de Software (Gems) da PUC-SP, grupo de pesquisa focado em ambientes de aprendizagem para a Computação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar