PERUCHI
Notícias

Roteiro gastronômico apresenta o caldeirão de influências culinárias de Alto Araguaia

araguaia
Fonte: focagen.wordpress.com

Por Daliana Martins

De acordo com o senso populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alto Araguaia (MT) possui 17.168 habitantes. A pequena cidade mato-grossense é cortada pela rodovia BR-364. O município fica a 415 quilômetros de Cuiabá estando e 515 quilômetros de Goiânia.  Pelo fato de fazer divisa com o estado de Goiás, apenas a ponte sobre o rio Araguaia divide os municípios de Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO), a cidade recebe forte influência cultural e gastronômica do estado vizinho.

Com clima ameno praticamente o ano todo, a cidade se diferencia da maioria dos municípios do Estado que registram altas temperaturas constantemente. Prova disso é que segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos últimos anos a temperatura mínima registrada em Alto Araguaia foi 0º, ocorrida em 18 de julho de 2000. E a temperatura máxima foi de 35º, registrada no dia 18 de setembro de 2010.

Além das temperaturas convidativas, Alto Araguaia possui diversos pontos turísticos. São praias formadas por bancos de areia, grutas, cachoeiras e corredeiras. A cidade é banhada pelo rio Araguaia e pelo córrego Boiadeiro. Além disso, conta com um parque ecológico, com espaço para praticar esportes como caminhadas e corridas, uma academia ao ar livre, uma quadra poliesportiva e pista de skate.

Neste breve panorama sobre Alto Araguaia, fica evidente que a pequena cidade do sul de Mato Grosso é bastante acolhedora e está repleta de belezas naturais, proporcionando para moradores e turistas momentos de tranqüilidade e lazer para tardes ensolaradas. Em relação a vida noturna, quem está acostumado com a badalação dos grandes centros urbanos não vai encontrar nenhuma boate ou uma agenda constante de festas open bar. Entre as opções de diversão, lazer e gastronomia, a cidade oferecer restaurantes, pizzarias, lanchonetes, comidas típicas e bares com shows ao vivo, tanto no centro como nos bairros.

Para auxiliar moradores e visitantes na hora de escolher um local para apreciar a culinária mato-grossense, montamos um pequeno guia gastronômico e cultural com os principais pontos de lazer e refeição freqüentados pela população de Alto Araguaia.

Comitiva, faroeste e tapioca: um pequeno aperitivo

Comitiva

COMITIVA
COMITIVA

Quem chega em Alto Araguaia pela rodovia BR 364, vindo de Goiás, se depara, pelo lado direito, com o restaurante e choperia Comitiva. Localizado em ponto estratégico, às margens do rio Araguaia, o local é um dos mais tradicionais da cidade. A Comitiva, como é popularmente conhecida, possui uma história peculiar.

Antes de funcionar como restaurante, o local já foi usado como Fórum, danceteria, pizzaria, oficina de antenas etc. A casa onde atualmente é o restaurante foi construída na década de 20, pelo Italiano Pedro José Fávero e a portuguesa Joana Amélia Fávero.

Naquela época, era comum a passagem de diversas comitivas de bois pela região. O local funcionava como uma pousada para os peões das comitivas. O nome “comitiva” foi a forma encontrada para valorizar a história da região.

O restaurante Comitiva funciona todos os dias, com exceção de terça-feira, a partir das 17h. Um dos pratos principais do estabelecimento é o filé na chapa. Nos finais de semana, o local conta com apresentações musicais, que variam do MPB ao sertanejo universitário e de raiz. O restaurante também conta com uma área recreativa para crianças.

Faroeste Caboclo Bistrô

FAROESTE
FAROESTE

Já o Faroeste Caboclo Bistrô possui uma proposta alternativa. Instalado na cidade há menos de um ano, o “Bistrô”, como é popularmente conhecido, está localizado na Avenida Carlos Hugueney, no centro da cidade. O bar fica próximo do restaurante Comitiva, bastando atravessar a avenida e andar uma quadra.

A decoração do Faroeste Caboclo agrega objetos antigos, como uma vitrola e um telefone antigo de disco analógico, além de quadros e pôsteres com fotos de cantores e bandas famosas, como Elvis Presley, Marilyn Monroe, The Beatles e Rolling Stones. O slogan do local não poderia ser diferente, uma foto do cantor Renato Russo com uma famosa frase da canção Pais e Filhos, da banda Legião Urbana: “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

O local é frequentado tanto pelo público jovem e alternativo como por casais e famílias. Os estilos musicais predominantes nos shows musicais do bar são o rock’n roll, a MPB e o pop rock nacional, embora pelo menos um vez por mês uma noite é dedicada ao sertanejo universitário. O prato principal do bar é a famosa “panelinha”, muito conhecida e apreciada.

Tapiocaria Três Marias

TAPIOCARIA
TAPIOCARIA

Próximo ao centro da cidade, também se encontra a Tapiocaria Três Marias onde são servidas tapiocas salgadas e doces, além de sucos e refrigerantes. O ambiente da tapiocaria é simples e hospitaleiro. O ponto forte do local é o sabor do prato nordestino, muito apreciado pelos moradores de Alto Araguaia e região. Pela rapidez de preparo do prato, a tapiocaria tornou-se uma opção rápida para matar a forme no final da noite.

A proprietária do estabelecimento Cristina, natural do estado de Pernambuco, conta que inicialmente fazia tapiocas para ajudar em eventos beneficentes do Rotary de Alto Araguaia. Mas devido ao sucesso de suas tapiocas ela decidiu abrir em frente à sua casa, um ponto comercial para vender o prato nordestino.

Além desses locais que foram destaque dessa reportagem, existem outros pontos bastante conhecidos e freqüentados em Alto Araguaia, como por exemplo, o a lanchonete dos “Neguinhos”, a panquecaria e pizzaria Doce Tempero, os espetinhos do Flori e do Coca, o bar Alberdan e a Pizzaria Araguaia.

 

Fonte:focagen.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar