Notícias

Santa Rita do Araguaia se mobiliza no Dia Mundial Sem Tabaco

woman breaking a cigarette
Em Santa Rita do Araguaia o Dia Mundial Sem Tabaco será lembrado com o lema “Fumar não é Hábito, é Óbito”. (Foto: Divulgação).

Da assessoria/Ademilson Lopes 

A Prefeitura de Santa Rita do Araguaia-GO planeja fazer bonito no Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado na próxima terça-feira (31). A data será lembrada na cidade goiana por meio de atos de mobilização, o que inclui caminhada pelas ruas e palestra na Câmara de Vereadores. A iniciativa é do Executivo Municipal e o objetivo é conscientizar a população, principalmente os jovens, sobre os riscos que o fumo representa para o corpo humano e afastar as pessoas do vício. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), 10,8% dos brasileiros se declararam fumantes, conforme dados de 2014. Além disso, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no país, conforme o mesmo ministério.

MOBILIZAÇÃO EM SANTA RITA DO ARAGUAIA

Em Santa Rita do Araguaia o Dia Mundial Sem Tabaco será lembrado com o lema “Fumar não é Hábito, é Óbito”. Para não deixar a data passar em branco e fazer bonito, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social se uniram e vão somar forças para mobilizar a população santarritense.

Na terça-feira (31), às 7h30, funcionários das duas secretarias se encontram em frente do Posto de Saúde da Família (PSF) Júlio Alves de Oliveira, no bairro Bela Vista. De lá, os servidores partem em uma caminhada, com direito a cartazes, faixas e carro de som, entoando mensagens alusivas à campanha, percorrendo algumas ruas da cidade, até se encontrarem com os alunos do 9º ano do ensino fundamental no Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango, no bairro Vila Nova. Dali, o grupo segue caminhando por mais algumas vias até chegar ao Colégio Estadual Alfredo Nasser, no Centro, quando recebe o reforço dos estudantes do 3° ano do ensino médio dessa última escola.

A caminhada segue finalmente pela rua Abílio Alves Ferreira e termina na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rita do Araguaia, local onde será oferecido um café da manhã para os participantes, planejado para ser servido às 9h.

Para encerrar a programação com chave de ouro, a psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Rúbia de Fátima Mendes, vai ministrar uma palestra no plenário da Câmara, por volta das 9h30. O objetivo é mostrar os riscos que o fumo representa para a saúde humana, por meio de uma conversa com os presentes. A psicóloga pretende abordar assuntos relacionados a comportamento e modismo, entre eles o narguilé, tabaco aromatizado que frequentemente é usado nas rodas de conversa dos mais jovens.

“Quero convidar a população a participar tanto da caminhada, quanto da palestra na Câmara Municipal, tirando dúvidas e nos apoiando na divulgação, também”, reforça a coordenadora de atenção básica da Secretaria de Saúde, a enfermeira Geovanna Paula Pereira Souza, uma das organizadoras.

DIA MUNDIAL SEM TABACO

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

MORTES PROVOCADAS PELO CIGARRO

No Brasil, o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano, segundo o Ministério da Saúde. O tabaco também está relacionado a 90% dos casos de câncer de pulmão.

O cigarro ainda contribui para 25% das mortes por anginas e por infartos do miocárdio, 45% das mortes por infartos em pessoas com menos de 65 anos, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar.

O cigarro é o produto legal mais vendido em nosso país e no mundo. Ao todo, quatro mil substâncias químicas – algumas delas como acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido – se somam às 43 substâncias comprovadamente cancerígenas presentes em um único cigarro. Isso faz com que, no mundo, três milhões de pessoas por ano, seis por minuto, morram por causa do fumo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano. No Brasil, mais de 300 pessoas morrem por dia em consequência do hábito de fumar.

Informações:

Ademilson Lopes/Assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Rita do Araguaia-GO

E-mail: ademilsonlopes.adv.jor@gmail.com

Telefones: (64) 3635-7000 ou (66) 9603-6785

Fanpage: www.facebook.com/santaritadoaraguaiaoficial/

Site: www.santaritadoaraguaia.go.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar