Secretaria de Meio Ambiente apoia Corpo de Bombeiros em treinamento de prevenção e combate a incêndios

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Com objetivo de auxiliar no combate aos incêndios florestais nas áreas rurais durante o período de estiagem, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAPA) de Alto Araguaia (MT) apoia o Núcleo do Corpo de Bombeiros Militar em treinamentos de prevenção e combate. A ação envolve proprietários rurais e colaboradores, onde a Semapa oferece luvas, máscaras, óculos, alimentação e auxílio logístico.

Durante as atividades iniciadas nas regiões Recanto do Boiadeiro e Assentamento Novo Horizonte, além de instruções, os integrantes aprenderam a fabricar abafadores sustentáveis. O equipamento é feito com borracha de correia de esteira e madeira. O abafador é utilizado como apoio para extinção de chamas em vegetação rasteira.

“Estamos próximos de um período seco, com baixa humidade e elevação das temperaturas, o que favorece a maior incidência de queimadas. Todo suporte é um pedido do prefeito Gustavo Melo que vai de encontro com a iniciativa dos bombeiros para que possamos minimizar os impactos em nossa região”, explica o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Emílio Antonio Gomes.

De acordo com o sargento BM Jhonata Braga, as atividades fazem parte do plano de ações e combate de incêndios florestais estadual. “É uma ação que consiste em treinar as pessoas de comunidades mais afastadas, onde o Corpo de Bombeiros teria maior dificuldade em atender. O objetivo é capacitar elas no enfrentamento aos pequenos focos, no início dos incêndios, para evitar grandes proporções”, explica.

Colaborador de uma propriedade no assentamento Novo Horizonte, Wilson Alves da Silva relata que o combate aos incêndios na região era difícil. “Antes era tudo na ‘bruta’, agora com conhecimento de técnicas e de materiais que ajudam facilita pra gente. Alguns conseguimos fazer na propriedade. Vai ajudar e muito”, menciona.

Conforme cronograma dos órgãos, as próximas regiões a serem atendidas serão Gato Preto, Córrego Rico, Distrito do Buriti e Rio do Peixe.

Shopping Basket
%d blogueiros gostam disto: