PERUCHI
Notícias

Secretaria de Saúde e Nasf de Alto Araguaia realizam ações em campanha Setembro Amarelo

Campanha foca a prevenção de suicídio. Mobilização geral será realizada na sexta-feira (15), em frente à praça da Matriz no município.

Fotos Assecom/AIA: Ciclo de palestras teve início pela Escola Municipal José Inácio Fraga..

Em Alto Araguaia (415km de Cuiabá), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), se vestiu de amarelo para mais uma ação no município. O ato, faz parte de uma campanha nacional denominada Setembro Amarelo, na qual visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, suas formas de prevenção e valorização da vida.

Com início pela Escola Municipal José Inácio Fraga e o Colégio Objetivo, o Nasf promoveu palestras orientativas para jovens e crianças.  Na oportunidade, Psicólogos e Assistentes Sociais falam sobre a campanha e alerta a comunidade escolar sobre o caso, como procurar ajudar e maneiras de abordar o assunto com outra pessoa. As ações se estendem em todas as escolas municipais, estaduais e particulares do município, incluindo a zona rural. Uma mobilização geral com panfletagem está programada para a próxima sexta-feira (15).

“Os estudantes são agentes multiplicadores de informações. Com certeza toda a palestra que eles acompanham irão falar com seus familiares e amigos, e aí está a importância da prevenção ao suicídio”, afirma a coordenadora e assistente social do Nasf, Neuza Alves de Oliveira. Ainda, de acordo com Neuza, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas que há soluções para este problema. “É importante que toda a sociedade esteja engajada e que lutemos juntos”, conclui.

Presente nas ações, o secretário de Saúde, Moisés Rezende, ressalta que iniciar a campanha nas escolas é estar atento para as necessidades e ao mesmo tempo preparar os professores e alunos para reconhecer o problema e ajudar o próximo. “A secretaria está preparada para dar todo suporte e orientação necessária tanto a comunidade, quanto a quem precisar de ajuda e acompanhamento”, pontua.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil registra 32 casos de suicídio por dia.  Ainda, de acordo com a OMS, 90% dos casos de suicídio estão ligados a alguma pscicopatologia e são facilmente tratados a medida que as pessoas buscam informações sobre o problema.

As pessoas que querem alguma ajuda sobre o assunto podem procurar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) ou qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Na medida em que for diagnosticado, o paciente será encaminhado para acompanhamento profissional.

Confira o cronograma de ações da Campanha Setembro Amarelo em Alto Araguaia:

Dia 11/09 (Segunda-feira)

8h – Escola Municipal José Inácio Fraga

9h30 – Colégio Objetivo

13h30 – Escola Municipal José Inácio Fraga

14h30 – Escola Municipal José Inácio Fraga

18h30 – Funcionários das escolas Maria Júlia de Almeida, José Inácio Fraga, Lourença Afonso de Melo, Patrocínio, Anibal (Local: Esc. José Inácio Fraga)

Dia 12/09 (Terça-feira)

8h – Escola Arlinda Pessoa Morbeck

9h30 – Escola Estadual Maria Auxiliadora

13h30 – Escola Estadual Maria Auxiliadora

14h30 – Escola Arlinda Pessoa Morbeck

18h30 – Funcionários das Unidades Maria Ferreira, Izoldina e Lourença (Local: Maria Ferreira)

Dia 13/09 (Quarta-feira)

8h – Escola Estadual Carlos Hugueney

9h30 – Escola Estadual Carlos Hugueney

13h30 – Escola Estadual Carlos Hugueney

14h30 – Escola Estadual Carlos Hugueney

Dia 15/09 (Sexta-feira)

9h – Mobilização com panfletagem (Praça da Matriz)

ASSECOM/AIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar