Notícias

Secretário de Cidades de Mato Grosso faz elogios a Alto Araguaia

O secretário de Estado das Cidades, Eduardo Chiletto, fez elogios ao município de Alto Araguaia durante audiência pública de apresentação de proposta para início dos planos diretores nas cidades que compõem o Consórcio Nascentes do Araguaia nesta quarta-feira (18/5). O titular da Secretaria de Cidades elogiou a estrutura pública já existente no município ao destacar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Plano Diretor Municipal [em desenvolvimento] e o Sistema GeoCidades, ferramenta que possibilita aos gestores públicos um sistema de informações urbanas municipal.

Na esteira da visita a Alto Araguaia, as equipes das áreas de habitação, saneamento básico, mobilidade urbana, convênios, obras públicas e defesa civil fizeram atendimento técnico aos servidores da prefeitura que atuam nas áreas urbanas. A Câmara de Vereadores, local escolhido para o encontro, reuniu dezenas de moradores, servidores públicos e representantes de entidades.

Secretário Chiletto (ao centro) coordenou a audiência
Secretário Chiletto (ao centro) coordenou a audiência

“Alto Araguaia é um município que sai na frente. E quando se sai na frente sai bem, porque sabe aportar melhor e o apoio técnico da Secid é melhor usado. Nosso objetivo em Alto Araguaia é fomentar e melhorar a qualidade de vida da população. Alto Araguaia sai na frente sim. Fiquei bem satisfeito. É um prefeito proativo, está à frente do seu tempo e as parcerias virão com mais facilidade”, disse o secretário.

Durante a audiência, o secretário Chiletto realizou apresentação sobre a importância do plano diretor, destacando os eixos de mobilidade urbana, e trouxe para a discussão o Programa Vida Nova, que destina recursos para a aquisição de materiais de construção às famílias de baixa renda. O repasse, que pode chegar até R$ 27 mil por unidade habitacional, pode ser utilizado para a construção de novas casas, ampliação e reforma. Entre os critérios para liberação dos recursos está a renda familiar de até três salários mínimos.

“Estamos fechando as visitas no Vale do Araguaia e pudemos ver in loco o quanto o governo anterior virou as postas para essa região. Estamos vendo as demandas e prioridade número um do município. Devido à dificuldade de recursos estamos conversando com o prefeito, vereadores e com a população para ver a prioridade dentro da área da Secretaria de Cidades, que trabalha com habitação, saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem) e mobilidade urbana (pavimentação, calçadas, passagem de pedestre e ciclovia). Estamos verificando in loco e conhecendo as cidades”, explicou.

O prefeito de Alto Araguaia, Maia Neto (PSDB), classificou como importante a aproximação do Poder Executivo estadual junto aos municípios e ressaltou a participação popular no encontro. “Temos que elogiar o Governo de Mato Grosso por esta iniciativa de conhecer de perto a realidade dos municípios. Essa audiência foi um sucesso. Mesmo marcada para o meio da tarde, em plena quarta-feira, o auditório da Câmara de Vereadores estava cheio. A sociedade esteve representada e queremos agradecer a todos que entenderam a necessidade de participar junto conosco deste momento importante”, frisou.

Visitas

O secretário da Secid fechou a agenda em Alto Araguaia visitando obras públicas que são objeto de convênios com o Governo de Mato Grosso como a iluminação do Centro Esportivo Municipal e implantação de uma academia popular na Praça Aredis Carroceiro, no Setor Castro.

 

Informações à imprensa:
Marcos Cardial – Assessoria de Imprensa
Contato: cardialsouza@gmail.com
www.altoaraguaia.mt.gov.br
Contato: (66) 9951-3010
Fanpage: Prefeitura da Cidade de Alto Araguaia
Twitter: @prefaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar