PERUCHI
Notícias

Sylvia propõe criação de postos de coleta de óleo de cozinha usado em Alto Araguaia

A proposição da líder do PTB tem por objetivo que sejam implantados em Alto Araguaia postos de coleta de óleo de cozinha usado.
A proposição da líder do PTB tem por objetivo que sejam implantados em Alto Araguaia postos de coleta de óleo de cozinha usado.

Não é de hoje que a preservação do meio ambiente tem permeado as discussões em todo planeta. E quando se fala dos recursos hídricos a situação é ainda mais preocupante. No Brasil, por exemplo, municípios, estados e milhões de pessoas estão sendo afetadas por falta ou racionamento de água. O município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) está longe de sofrer com esse problema, mas a vereadora Sylvia Maia Santos (PTB) apresentou na Sessão da Câmara de Vereadores realizada nesta segunda-feira (25) uma indicação que tem por objetivo proteger a qualidade das águas do Rio Araguaia e dos córregos Boiadeiro e Gordura. 

A proposição da líder do PTB tem por objetivo que sejam implantados em Alto Araguaia postos de coleta de óleo de cozinha usado. Em vários municípios do País, projetos neste sentido são desenvolvidos e os resultados do ponto de vista ambiental e social são comemorados pelas comunidades. Sylvia Maia fez um levantamento de quão danoso é o óleo despejado de forma incorreta. Segundo levantamento, cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. 

“Quando jogados diretamente na pia ou no vaso sanitário, os resíduos de óleo de cozinha contaminam os rios, causando impactos ambientais que afetam a fauna e flora”, discursou Sylvia durante seu tempo na tribuna da Câmara de Vereadores. “Além disso, o óleo de cozinha é responsável pelo entupimento de tubulações, pois funcionam como cola entre outros dejetos que obstruem as redes de esgoto”, completou. 

Modelos de reciclagem de óleo e produtos

A proposta com a indicação apresentada pela vereadora Sylvia Maia Santos é incentivar os moradores a não jogar o óleo de cozinha usado no esgoto de suas residências e sim fazer a entrega em postos de coleta que devem ser criados em Alto Araguaia. 

“Existem empresas que reciclam o óleo usado, transformando-o em sabões, detergentes, massa de vidraceiro, biodiesel e produtos de agropecuária e matéria-prima para fabricação de outros produtos. Basta, ao poder público, ofertar o óleo recolhido a uma ou mais dessas empresas recicladoras”, explicou.

 

Da Assessoria de Gabinete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar