Tô Ligado

Vereador Vanderlei parabeniza os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias pelo Dia 04 de Outubro

Vereador Vanderlei Luiz Marques. Foto reprodução: André da FM

Aproveitando o ensejo da comemoração do Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Combate a Endemias, 04/10, o vereador Vanderlei Luiz Marques, lembra a importância dessas duas classes e para reforçar a necessidade de empenho no fortalecimento das políticas públicas de saúde.

O sistema de saúde preventivo, que além de promover bem estar social visa economizar, conta em Mato Grosso com 8 mil trabalhadores, entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Combate a Endemias, que atuam na prevenção de doenças rotineiras e graves antes que elas se tornem um grande problema.

São 8 mil pessoas que dedicam suas vidas e estendem a mão a quem mais precisa para viabilizar o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.

Para cada 1 real investidos na prevenção temos uma economia de 4 reais no tratamento. Pela lógica, deveríamos ter uma grande rede focada no combate à doença antes que ela surja, porém, como muitos outros casos em nossas políticas públicas, há um déficit enorme de contingente e principalmente estrutura e ferramentas de trabalho.

Um trabalho digno e de grande representatividade para cada família, cada lar que é atendido pelos ACSs e ACEs.

Os ACS e ACEs são a ponta da lança da saúde pública nacional e toda nossa sociedade tem que reconhecer a imensa importância que cada uma dos senhores e senhoras tem para a nossa população. Só com saúde se consegue promoção social, esse é meu foco.

Grande Abraço,

Vanderlei Luiz Marques – Vice-presidente/Câmara Municipal de Alto Araguaia/MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar